Publicado em: 25/08/2020 por Aida Martinez

Será mesmo que a vulnerabilidade é algo tão ruim assim?

Vulnerabilidade

Será mesmo que a vulnerabilidade é algo tão ruim assim?

O que lhe vem à mente quando você pensa na palavra “vulnerabilidade”?

Possivelmente surgem situações associadas à fragilidade, à fraqueza ou a algo que deveria ser fortemente evitado, não é mesmo? Pensamos que não devemos nos colocar em situações vulneráveis e associamos tal estado a emoções que queremos evitar como o medo, a vergonha e a incerteza.

No entanto, existem pesquisas muito interessantes que nos mostram outro lado dessa característica e do poder e impacto que criamos em nossas vidas quando permitimos a expressão da vulnerabilidade.

Vulnerabilidades se refere as dificuldades internas vivenciadas ao longo da vida. Algumas vulnerabilidades existem desde o nascimento, outras são dificuldades emocionais que aparecem durante a vida e se desenvolvem conforme a pessoa absorve crenças irracionais ou passa por experiencias ruins e desilusões.

Vulnerabilidade não é fraqueza, é PODER. Me arrisco a dizer que é um superpoder. Precisa-se de muita coragem para reconhecer-se limitado e vulnerável. Reconhecer-se é assumir a responsabilidade pelo próprio caminho e não culpar o mundo por seu sofrimento”. Vulnerabilidade tem um potente acompanhar, a Coragem de sair das baixas que naturalmente a vida propôe!

Ouvir "muito" opinião de terceiros é uma condição que certamente nos trará a parte negativa da nossa vulnerabilidade. Uma das maiores lições que aprendi na minha vida, com Brené Brown é, somente dar ouvidos, àqueles que saíram da platéia para subir no palco. Esse é o meu lema, é isso que levo pra minha vida!!