Publicado em: 26/05/2020 por Aida Martinez

Reobservamos e repensamos juntas as definições de Resiliência e Antifrágil.

mulheres de mãos dadas

Hoje nosso encontro foi absolutamente pertinente, para o momento, para nosso crescimento e evolução. Reobservamos e repensamos juntas as definições de Resiliência e Antifrágil.

Vamos começar com a definição de Resiliência. No campo fisiológico, podemos definir como substâncias que conseguem voltar ao seu estado original após terem sido submetidos a uma deformação química elástica.

Já no sentido figurado, capacidade de se recobrar ou adaptar facilmente, normalmente após mudanças negativas e má sorte.

Esse conceito de resiliência é emprestado da física (materiais com resiliência), capacidade de voltar a estado inicial.

Antifrágil: Oposto de frágil, é algo que melhora quando está diante de uma situação inesperada. Esse indivíduo não apenas aprende, ela é completamente estimulado pelo caos.

Esse conceito foi criado pelo autor libanês Nassim Nicholas Taleb, no livro (Antifrágil, coisas que se beneficiam com o caos, publicado em 2012).

Desta forma, podemos dizer que Resiliência tem sido transpassada pelo Antifrágil, porque não se trata apenas de flexibilidade, trata-se de não retornar para os mesmos padrões e paradigmas que sucederam a resiliência.

Podemos utilizar uma analogia com o Boxe (luta), o lutador com Resiliência resiste, apanha mas, resiste. Já, o lutador Antifrágil apanha, resiste mas, a adrenalina do stress é seu maior combustível, ele abre a sua guarda na luta para ser golpeado, porque é através dessas situações inesperadas, que sua criatividade aflora e literalmente muda seu estado de procrastinação!!

O Antifrágil é o profissional que toda empresa deseja mas, para esssa linda transformação se faz necessário, auto descobrimento, auto valorização, auto estima, reforma íntima. Tudo exatamente no seu tempo!!