Publicado em: 24/05/2019 por Aida Martinez
Postura, Comportamento e Atitude, a Tríade do Pofissional Multifacetado
Já não é de hoje que as empresas avaliam muito mais do que conhecimento específico e experiência na área. Em meio ao excesso de informação (relevante e irrelevante), à constante avanços tecnológicos e a oferta de cargos cada vez mais específicos e disputados, surge o "Profissional do Futuro" ou "Profissional Multifacetado". Para que possamos compreender essa leva de profissionais engajados, ficamos de olho nas tendências de mercado, pesquisando e analisando qual carreira se adequa mais ao nosso perfil, valores, crenças etc. Porém para o futuro, o profissional tem que ir além de seus conhecimentos técnicos, ele têm que sair do tradicionalismo.
O profissional tradicional é aquele que realiza suas atividades dentro da empresa de forma linear, ou seja, as orientações sobre o seu traba lho são repassadas por profissionais de nível hierárquico mais elevado, o ambiente é impessoal e valoriza mais os processos do que o capital humano.
Já o profissional do futuro, é aquele que influencia de forma positiva todos a sua volta e trabalha em um meio que valoriza cada colaborador e o trabalho em equipe, bem como suas competências, necessidades e desenvolvimento.
A Postura, Comportamento e Atitude desse profissional engloba Autoconhecimento, Inteligência Emocional, Flexibilidade, Agilidade, Capacitação, Comunicação, Proatividade, Criatividade e Equilíbrio.
É possível alavancar novos patamares profissionais com uma Postura física que apresente ombros caídos, cabeça anteriorizada, olhar para baixo e cabisbaixo, coluna "emborcada" a frente, abdômen relaxado?
Nossa Postura é o espelho que reflete nossa Alma, nosso auto amor, nossos valores morais, princípios éticos e propósito de vida.
E, toda essa maturidade profissional que aflora de forma crescente dentro de todos os setores das grandes empresas traduzem de maneira sistêmica a linguagem que indiretamente a representa.
Qual é a linguagem que você e a sua equipe transcrevem através de suas respectivas Posturas Profissionais?
O que é preciso ser ressignificado em nós para reencontramos esse "Profissional Multifacetado" que há em nós?