Publicado em: 05/08/2019 por Aida Martinez
Medo, Dor e Vergonha
O medo é uma sensação que tem como consequência a liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos.
É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar a pessoa para uma possível luta ou fuga.
Além dessa sequência subversiva, o medo causa dor e muito incômodo neuro-muscular, atuando na Coluna e na Postura como se carregássemos uma mochila cheia de paralelepípedos.
Normalmente, como é habitual no ser humano rechaçar, julgar e indiscriminar pessoas e situações que nos colocam na zona do medo, acabamos, por vergonha, reprimindo de maneira completamente inapropriada nossos medos e anseios.
Ou seja, MEDO, DOR e VERGONHA é uma sequência mais que comum no nosso dia a dia com consequências psicossociais, físicas e neurológicas.
O Medo é natural, o que não é natural é fingir ser super-herói 24h por dia, porque nosso corpo como um representante supremo dos nossos sentimentos e sensações jamais vai omitir nossa real condição.