Publicado em: 21/05/2019 por Aida Martinez
Evolução Tecnológica X Desconstrução da Postura
Há vinte anos atrás nós, especialistas em Coluna e Postura, tinhámos outras preocupações com relação ao Alinhamento Postural e, toda qualidade de vida ligada ao tema. Isso, porque não sabíamos dê que forma exatamente a concretização da comunicação tecnológica afetaria a harmonia corporal de seus usuários. Hoje nessa sociedade líquida com a evolução tecnológica quase que diária nossas observações ganharam novo e necessário patamar.
As possíveis repercussões que o uso indiscriminado da tecnologia trouxe para nossa Postura e, principalmente de que forma podemos realizar um trabalho interessante, preventivo e interativo onde o usuário perceba de maneira consciente e didática a importância de perceber-se frente ao Notebook e Smartphone principalmente. É indiscutível a importância e amplitude evolutiva que a Tecnologia nos propôe. Daqui até 2020 a demanda tecnológica a serviço da pedagogia, por exemplo, será praticamente unânime. Porém o contra-senso negativo é proporcionalmente avassalador, qual é a nossa Percepção Corporal ao utilizar essas máquinas? Qual é o profissional que promove esse encontro ergonômico, entre o homem e a máquina? Quais são os parâmetros utilizados para utilização adequada para cada pessoa?
E, ainda buscando mais intensidade sobre essa reflexão, quem é responsável pela educação Postural dos nossos filhos frente a variedade tecnológica que as escolas hoje possuem?
Também em 2020 chegaremos no ápice do índice das Hérnia de Disco Cervicais devido ao uso inapropriado de celulares e Smartphone. E, sabe quem paga essa conta? Nós, por falta de investimentos em profissionais capacitados a trazer esse tipo de informação e abordagem.
Análise Postural não é apenas um investimento, é Prevenção em Saúde e qualidade de vida.
Quer entender como você e sua equipe utilizam o corpo e a Postura no dia a dia?