Publicado em: 25/02/2020 por Aida Martinez
Alteridade como Postura Profissional
Estamos em uma expansão profissional completamente diferente de tudo que já vivemos.
Hoje as Empresas já compreendem que seus funcionários e/ou colaboradores são definitivamente a imagem de sua empresa no mercado.
Profissionais engajados, proativos, despojados assumem cada vez mais cargos que antes eram de domínio conservador.
E, substancialmente com capacidades mais elaboradas e currículos invejáveis. Mas, o quê de fato orquestrou essa incrível evolução?
A palavra é antiga de cunho social e intelectual intangível para as relações humanas, Alteridade. Alteridade é um substantivo feminino que expressa a qualidade ou estado do que é outro ou do que é diferente. É um termo abordado pela filosofia e pela antropologia. Um dos princípios fundamentais da alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro.
Relações Profissionais deveriam ter por base o princípio de Alteridade. Cada profissional e/ou colaborador possui seu próprio histórico pessoal, genético e social e, compreender que somos diferentes, pensamos diferente e agimos de maneira diferente nos coloca devidamente em patamar de igualdade.
As diferenças completamente-se magistralmente em ambientes profissionais, traduzem novos olhares, novas oportunidades e enxerga tendências. Alteridade não é apenas uma questão filosófica, é responsabilidade social, de inclusão, de gerenciamento, de reciclagem, de saúde mental e, também, gestão de qualidade. Quer trabalhar Alteridade na sua empresa? Nós podemos te auxiliar.