Publicado em: 21/02/2020 por Aida Martinez
A Abrangência do Educado com Intelgência Emocional
Na etapa escolar nós nos desenvolvemos como pessoas. Adquirimos conhecimentos de matemática, idiomas ou geografia.
Mas não é só isso, também começamos a nos relacionar com outras pessoas fora da nossa própria família. Vamos aprendendo a interagir com outras pessoas e administrar nossas emoções. E, qual é a figura que viabiliza integração social fora do ambiente familiar?
Exatamente o Educador, normalmente a maioria das pessoas recordam-se de seus primeiros educadores, justamente pelo acolhimento, amor e dedicação em nos integrar ao ambiente escolar com autonomia e segurança.
Então, os professores com inteligência emocional irão realizar atividades de estimulação afetiva, expressão equilibrada de sentimentos positivos e negativos, criação de ambientes que estimulem o desenvolvimento de capacidades socioemocionais e de solução de conflitos interpessoais, exposição a experiências para resolver mediante estratégias emocionais e ensino de habilidades empáticas.
Para que esse trajeto aconteça de maneira fluída, fácil e equilibrada, muitas vezes é necessário a instituição de ensino contar com profissionais qualificados que possam direcionar, dividir e ressignificar alguns aspectos "Psicoemocionais" que convergem com suas próprias estruturas de educação, ou seja, Alteridade será o pilar sustentador dessa abordagem.
Afinal, o núcleo familiar é pessoal e intransferível traduzindo assim, diretamente o comportamento de cada criança dentro do ambiente escolar. Quer explorar mais sobre o Tema com sua equipe de profissionais educadores?
Nós temos vários tópicos que fragmentão a Inteligência Emocional de maneira claro e objetiva.